NOSSO MATERIAL

Nosso material didático
Nosso material didático

DO INFANTIL AO 3º ANO

Nos primeiros anos da escola, o objetivo do nosso material é criar um espaço coletivo onde as crianças saibam que todos os sentimentos são permitidos.

Nosso material de Inteligência Emocional

Os alunos são acompanhados por personagens que, ao longo de suas histórias, vivem, sentem e se relacionam como elas. Ao longo dos anos, eles entrarão em contato com o mundo das emoções e sentimentos, descobrindo-se em pequenas questões como: o que é raiva? E tristeza? Como o meu corpo e o meu rosto reagem na presença dessas emoções? Autoconhecimento, autocontrole, empatia e relacionamento serão os 4 grandes pilares que sustentarão esse processo.

O livro A Caixa do Tomás, duas vezes finalista do Prêmio Jabuti, uma parceria entre a autora de livros infantis Blandina Franco, o ilustrador Carlos Lollo e a Eleva Educação, norteará boa parte das aulas durante essa etapa de conexão com as emoções.

Em cada capítulo, o protagonista – o lobinho Tomás – é acometido por diferentes sentimentos, como medo, ciúme, coragem, amor, tristeza, entre outros. A leitura é acompanhada por atividades que estimulam o contato das crianças com as próprias emoções. Além disso, trabalhamos também com o livro Tenho Monstros na Barriga de Tonia Casarin. Este livro tem a função de facilitar contato de responsáveis e alunos. Ao longo da leitura, ambos completarão, juntos, questionamentos como “meu monstrinho da tristeza surge quando” ou “como fica meu rosto quando estou feliz”. Surgindo, assim, oportunidades de conhecer e aproximar os responsáveis com as emoções dos alunos.

 

“Professora, o que faz a aula de LIV passar tão rápido?”

DO 4º ANO AO ENSINO MÉDIO

Quantas pessoas você conhece que tiravam ótimas notas na escola, mas que, na hora de apresentar um trabalho, morriam de vergonha? Ou que tinham dificuldade em se relacionar com outras pessoas, sempre evitando os famosos trabalhos em grupo? Ou que estudavam muito, mas na hora da prova eram atrapalhadas pelo nervosismo?

Nosso material de Habilidades Socioemocionais

Um cidadão não se forma apenas por boas notas. Habilidades sociais e emocionais também são fundamentais. Pensando nisso, nosso material é baseado no ensino de 6 habilidades indispensáveis para os novos desafios do século XXI: colaboração, criatividade, comunicação, proatividade, pensamento crítico e perseverança.

Para facilitar o ensino e a aprendizagem dessas habilidades, utilizaremos o conceito de hábito. A ideia   é que, dada uma situação, os alunos criem o hábito de agir de determinada forma. De acordo   com Charles Duhigg, “alguns hábitos têm o poder  de iniciar uma reação em cadeia, mudando outros hábitos conforme eles avançam através de uma organização.

Ou seja, alguns hábitos são mais importantes que outros na reformulação de empresas e vidas. Esses são os ‘hábitos angulares’, e eles podem influenciar o modo como as pessoas trabalham, comem, se divertem, vivem, gastam e se comunicam. Os hábitos angulares dão início a um processo que, ao longo do tempo, transforma tudo”.

Dessa maneira, cada uma das habilidades foi associada a três hábitos (totalizando 18 hábitos). Eles serão ensinados ao longo da vida escolar e possuem um nome metafórico, de modo a facilitar o entendimento do aluno. Isso significa que em todos os anos ele terá contato com todas as habilidades, porém com enfoques diferentes. O objetivo é que, ao final do Ensino Fundamental, o aluno tenha internalizado os 18 hábitos do currículo de LIV